Roçadeira: Dicas para escolher o modelo ideal para você

Homem cortando com uma roçadeira a grama em volta de um balanço de crianças

Como o próprio nome sugere, a roçadeira é projetada para cortar, derrubar mato, arbustos, cipós, mas também pode ser utilizada para cortar arbustos. A roçadeira é muitas vezes a ferramenta complementar do cortador de grama porque ela corta onde o cortador não passa! Permitindo que você remova ervas daninhas e matos em diferentes tipos de terreno. Conheça mais sobre essa ferramenta super útil na sua próxima compra ou aluguel.

Qual tipo de energia escolher?

Se você quer cortar a grama perto da casa, então a roçadeira elétrico pode ser a escolha certa. Para uma maior liberdade de movimento, escolha uma à combustão(geralmente gasolina) ou com bateria. Para áreas sensíveis ao ruído, prefira um cortador de lâmina elétrico ou a bateria.

Os modelos alimentados por um motor de dois tempos ou quatro tempos, oferecem a mais ampla gama de opções. Proteção auditiva deve ser usada durante o uso, pois geralmente são muito barulhentos.

Com os avanços na tecnologia, as roçadeiras de linha sem fio e de lâmina estão crescendo rapidamente em popularidade. Elas oferecem o melhor dos dois mundos com operação silenciosa e portabilidade sem fio. Os modelos de 36V, não há necessidade de se preocupar com a energia, os pacotes de bateria de 4.0 Ah ​​oferecem até uma hora de tempo sem carga.

Dica: Se comprar ou alugar a ferramenta a combustão preste atenção para  posição do respiro do tanque para que não seja guardada ou transportada de forma errada e o combustível vaze! Modelos elétricos e bateria já não possuem esse empecilho.

Qual o potência e para qual superfície?

 Diversos modelos de roçadeiras e acessórios
#pracegover: Imagem com diversos modelos de roçadeiras e acessórios
  • Entre 600 e 950 W: destinam-se principalmente ao corte de grama deixada pela cortadora ao longo das paredes, ao redor das árvores, ao pé dos arbustos.
  • Entre de 950 a 1000 W: oferecem uma versatilidade notável que é apreciada quando você mantém regularmente um grande jardim e seus arredores bem cuidado.
  • entre 1000 e 16000 W: oferecem uma alta potência e torque que permite trabalhar intensamente e em todos os tipos de plantas. Combinado com as ferramentas certas, você possui infinitas possibilidades.
  • Além de 1600 W: estas são máquinas robustas para uso profissional que podem realizar o corte, mas também moer e arar.

Acessórios e tipos de corte

Para aplicações pesadas, como grama grossa, grama longa ou ervas daninhas densas, uma lâmina sólida pode ficar emaranhada, parando o motor, diferentemente dos cortadores linha. Para simplesmente cortar bordas, ambos desempenham a função muito bem.

Cortadores de linha

Muitas vezes, com um eixo de giro inclinado, estes são geralmente mais baratos que roçadeiras de lâmina. O cubo na extremidade do eixo contém linhas de nylon que cortam a grama e as ervas daninhas são centrifugadas a alta velocidade.

Opções de anexo do cortador de linha

Existem três maneiras principais nas quais ele está conectado ao hub. O mais comum é a alimentação de colisão, que também é amplamente utilizada.

Alimentador de aperto

O tipo mais comum, isso contém cerca de 3m de linha de cortador em um carretel interno. À medida que o fim se desgasta, o operador da parte inferior do cubo no chão gira, soltando um comprimento de linha regulamentado. A desvantagem é que pode ser bastante demorado, mas vários fabricantes desenvolveram maneiras de simplificar o processo.

Alimentação automática
Aparando a grama em locais de difícil acesso com a roçadeira elétrica
#pracegover: foto de um homem aparando a grama em volta de um balanço com uma roçadeira elétrica

Os cubos totalmente automáticos aumentam o tamanho da linha com exatamente o tamanho correto da linha de aparador. Um sistema de contrapeso interno funciona no peso da linha automaticamente. Este tipo de alimentador normalmente não é encontrado em unidades a gasolina.

 

Alimentação manual

Este tipo usa o comprimentos fixos da linha de nylon reforçada. Eles geralmente duram mais do que o aparador de linha padrão, e são os mais rápidos para substituir. Muitas roçadeiras de linha podem ser adaptadas com uma linha fixa e podem ser montadas no lugar de um cubo de carretel e possuem três linhas fixas duplas.

Cortadores de lâmina

O primo mais resistente do cortador de linha, esta ferramenta normalmente possui um eixo direto do motor para uma caixa de câmbio. O torque é transmitido para um cubo no qual a lâmina gira em paralelo com o solo. Esses cortadores possuem uma lâmina sólida em forma de X ou Y, em vez de cordão de nylon, conforme usado em cortadores de linha. Isso embala um soco mais poderoso e dura mais tempo em aplicações pesadas.

Veja no vídeo abaixo alguns tipo de acessórios que podemo colocar na roçadeira para era realizar vários tipos de trabalhos!

Bônus

Com a roçadeira você também pode adicionar um acabamento diferente no seu jardim, veja no vídeo:

EPI

Independentemente do tipo de roçadeira, se você tiver um cortador de lâmina sólida, os óculos de segurança são sempre cruciais, pois é um risco muito alto de pequenos detritos serem lançados em a alta velocidade em direção ao usuário.

Summary
Roçadeira: Dicas para escolher o modelo ideal para você
Article Name
Roçadeira: Dicas para escolher o modelo ideal para você
Description
Como o próprio nome sugere, a roçadeira é projetada para cortar, derrubar mato, arbustos, cipós, mas também pode ser utilizada para cortar arbustos. A roçadeira é muitas vezes a ferramenta complementar do cortador de grama porque ela corta onde o cortador não passa! Permitindo que você remova ervas daninhas e matos em diferentes tipos de terreno. Conheça mais sobre essa ferramenta super útil na sua próxima compra ou aluguel.
Author
Publisher Name
CIV
Publisher Logo

Conteúdo relacionado

Publicado por: Erlan Cassiano