Furadeira: 10 dicas para escolher sua furadeira ideal

Furadeira com mandril e chave

Furadeira facilita seus projetos pessoais, veja essas dicas para comprar ou alugar o equipamento apropriado ao seu trabalho!

Seu projeto

Comece identificando no seu projeto:

  1. Quantidade e furos que terá que realizar
  2. Quais materiais irá perfurar
  3. A posição no momento da furação

Conheça o equipamento

Agora, vamos conhecer as partes de uma furadeira:

esquema indicando as partes de uma furadeira: Mandril. limitador de profundidade, empunhadeira lateral, chave de mandril, controle de reversão e função martelete.
#pracegover: imagem esquemática indicando as partes de uma furadeira: Mandril. limitador de profundidade, empunhadeira lateral, chave de mandril, controle de reversão e função martelete.

Geralmente, as furadeiras hobby, de até 500W de potência, não possuem a função martelete, controle de reversão. Essas funções são particularmente úteis:

  • A função martelete combina o giro da broca com um avanço e recuo, fazendo a broca martelar e furar simultaneamente. Veja só como é em câmera lenta:

    Com essa função é possível furar concretos e blocos.

  • No controle de reversão pode-se retirar brocas que ficaram presas com mais facilidade fazendo elas girarem para o lado contrário.

Alguns modelos de mandril são de engate rápido, e dispensam a chave de mandril para fixar a broca. As furadeiras com mandril de 3/8 utilizam broca de até 10mm e as com mandril de 1/2 utilizam brocas de até 13mm.

Modelos

Estes são os modelos mais comuns no mercado e te ajudarão a escolher a furadeira mais adequada para o seu projeto.

Parafusadeira

Furadeira com chave de mandril
#pracegover: Foto de uma furadeira com chave de mandril encaixada

Para trabalhos como a fixação de uma armação ou uma prateleira de parede, bem como pequenos faça você mesmo (DIY), uma parafusadeira com ponta de chave de fenda será muito útil. Dependendo do modelo a parafusadeira também pode ser utilizada como furadeira. Geralmente elas utilizam bits, pequenas pontas de ferramenta como chave de fenda, allen, tork, philips (ou estrela) para realizar montagens e desmontagens de diversos móveis.

Furadeira sem fio

Fácil de usar, uma furadeira sem fio é conveniente o suficiente para uma manipulação adequada. É transportável para todos os lugares: sala, jardim e até o terraço. Pequenos trabalhos sobre materiais macios, como gesso e madeira, bem como tijolos se adequam a ela. Ela vem equipada com uma bateria que permite autonomia e mobilidade.

Esquema ilustrando tamanhos de baterias versus o tempo de recarga
#pracegover: Esquema ilustrando tamanhos de baterias versus o tempo de recarga: 5 Ah tem o tempo de recarga de 45 minutos. 4 Ah tem o tempo de recarga de 35 minutos. 3 Ah tem o tempo de recarga de 22 minutos. 3 Ah tem o tempo de recarga de 18 minutos. 1,3 e 1,5 Ah tem o tempo de recarga de 15 minutos.

As baterias de Lithium são mais leves que as comuns e não possuem vida-útil tão curta. Não viciam tão rápido e o tempo de recarregar a bateria é muito menor comparado a comum.

Por serem produtos mais caros, geralmente são das linhas profissionais ou de hobby mais resistentes.

Furadeira com fio

Se o seu trabalho estiver em substratos mais difíceis, como concreto ou azulejos, você precisa de mais energia, então uma furadeira de fio é mais adequada, ela permanecerá conectada a tomada do cômodo. Você perde em mobilidade mas ganha em potência.

Furadeira de impacto

É principalmente destinada a materiais duros, como concreto ou ladrilhos. Possui uma melhor capacidade de perfuração. Geralmente são modelos semi-profissionais ou profissionais, e o seu valor é deveras elevado. Se você precisa deste modelo sugerimos alugar o seu equipamento aqui.

Furadeira de acordo com a potência

Com ou sem fio, você terá que levar em consideração sua potência. Escolha uma furadeira de 600W para executar diferentes trabalhos e não apenas parar de perfurar e aparafusar.

Para uso doméstico, em pequenos consertos e furos, prefira modelos com pelo menos 500W. Máquinas de baixa potência podem “queimar” quando menos se espera. Não utilize esse modelos por mais de 5 minutos continuamente!

Para uso profissional prefira modelos com pelo menos 700W. Existem modelos de furadeira, chamados de martelos perfuradores, que podem chegar a até 1500W.

Furadeira Hobby

O peso de uma furadeira também deve ser considerado na compra. Fazer o trabalho em altura com uma broca pesada não facilitará a execução. Não exceda 5 min de furação contínua.

Furadeira de Bancada

Se o seu trabalho requer uma perfuração em série e precisa, a furadeira de bancada é adequada. Ela se instala em uma oficina e não requer uma grande área, dependendo do tipo de bancada que você escolher.

Furadeira à bateria

Preste especial atenção, a duração da bateria da furadeira deve permitir que você trabalhe confortavelmente para que não precise recarregar a cada hora, o que o atrasará no seu trabalho. Opte por baterias tipo lítio(Lithium), elas têm a capacidade de carregar rapidamente e são leves. Alguns equipamentos possuem duas baterias, uma característica bastante interessante, porque você terá uma bateria sobressalente enquanto a outra está carregando.

Furadeira com base magnética

É muito prático para um trabalho preciso graças à sua característica de se prender a bases metálicas. O fresamento e a perfuração serão feitos com precisão e agilidade.

A furadeira e suas brocas

Conjunto de brocas para metal, concreto e madeira
#pracegover: Foto de conjunto de brocas para metal, concreto e madeira

A escolha da broca é essencial: a escolha entre os tipos dependerá de suas necessidades. Não utilize brocas de uma finalidade em materiais não especificados! Caso precise fazer furos de diâmetro grande, por exemplo 10 mm, comece por brocas menores como 5 mm, e passe para a 8 mm e finalmente a broca de 10 mm.

Para metais e algumas madeiras você pode usar brocas de aço rápido. As brocas chatas são somente para madeiras. Brocas vídia apresentam um ressalto na ponta e são indicadas para concretos, blocos e alguns cerâmicos.

Alguns kits de broca apresentam uma cor amarela, é um revestimento de titânio que preserva o fio por mais tempo, são superiores em vida útil em relação aos modelos feito somente de aço rápido.

Outra dica, se uma broca perder o fio, leve-a para um torneiro ou serralheiro para ser afiada, não há necessidade de comprar uma nova!

Quer saber sobre a qualidade dos fabricantes? Confira o vídeo

EPI

Não se esqueça de utilizar os Equipamentos de Segurança Pessoal(EPI) quando realizar a operação. Sugerimos utilizar luvas, máscara, protetor auricular  e principalmente óculos de proteção!

Summary
Furadeira: 10 dicas para escolher o melhor modelo para o sue projeto
Article Name
Furadeira: 10 dicas para escolher o melhor modelo para o sue projeto
Description
Aprenda a escolher a furadeira ideal para seus projetos. Análise de trabalho, materiais e brocas, conheça tudo sobre furadeiras.
Author
Publisher Name
CIV
Publisher Logo

Conteúdo relacionado

Publicado por: Erlan Cassiano