Dicas para não desperdiçar materiais de construção

Dicas na hora de comprar materiais para sua obra

Escolher um terreno, elaborar um projeto arquitetônico, contratar a mão de obra, alugar equipamentos e enfim iniciar a construção da casa, exige diversos planejamentos e cuidados. Um deles é na hora de comprar o material de construção, e depois como armazená-lo no local da obra. Confira algumas dicas para evitar problemas, desperdícios e ainda economizar dinheiro.

Compra de material de construção

Dicas na hora de comprar material de construção para sua obra
#pracegover: Foto de um corredor de uma loja de material de construção

Primeiro: não compre todo o material com muita antecedência. O ideal é esperar a planta estar concluída e assim, ir acompanhando as etapas da obra, para não correr o risco de mudar algo do projeto e perder os materiais comprados.

Segundo: Fique de olho sempre nos prazos de validade de alguns produtos, como:

  • colas;
  • rejuntes;
  • tintas.

Terceiro: Na entrega dos produtos comprados no local da obra, sempre confira tudo junto ao entregador ou oriente o responsável para que não haja irregularidades (nas quantidades, qualidade e valores da compra). Caso esteja incorreto, já é possível registrar no momento – pode ser através de uma observação no verso da nota fiscal com assinatura de ambos – assim você evita possíveis dores de cabeça ao realizar trocas e reclamações em lojas.

Quarto: Compre uma quantidade pequena a mais dos insumos( concreto, areia, tijolo e etc) de 5 a 10%, e para itens que saem da prateleira definitivamente, como azulejos, compre uma pequena quantidade para deixar guardada, pois caso seja necessário uma pequena reforma você poderá quebrar os azulejos antigos e substituir por esse estoque excedente, mantendo a identidade visual do comodo.

Como guardar os materiais?

Você sabia que a forma de guardar os materiais de construção pode evitar desperdícios? Atente – se a isso, com este cuidado você acabará economizando dinheiro. O mau armazenamento de produtos pode interferir diretamente em sua qualidade no momento do uso. Confira algumas dicas:

Contêiner almoxarifado para você guardar material de construção e equipamentos
#pracegover: Contêiner almoxarifado para guardar materiais e equipamentos
  • Guarde os equipamentos e materiais de alto valor em um contêiner com cadeado, evita furtos e danos pela chuva.
  • Guarde o cimento em sua embalagem original. Mantê-lo dessa forma e estocando em locais secos e cobertos é ideal para conservar o produto.
  • Cubra os sacos de areia com uma lona ou plástico e em local plano, evitando perder o material em dias de chuva.
  • Pisos e azulejos acabam quebrando ou tendo algum problema, por isso certifique-se de sempre comprar uma pequena quantidade a mais para deixar de reserva. Isso evita que você tenha problemas futuros se precisar comprar mais e não encontrar o mesmo material.
  • Guarde os tijolos e blocos de materiais similares próximos à construção. Quanto mais os pedreiros precisarem locomover os blocos, maior a chance de quebrá-los e acabar perdendo.

Se este post lhe foi útil, provavelmente você também irá gostar de aprender sobre o 7 passos para economizar na obra.

Summary
Dicas para não desperdiçar materiais de construção
Article Name
Dicas para não desperdiçar materiais de construção
Description
Escolher um terreno, elaborar um projeto arquitetônico, contratar a mão obra, alugar equipamentos e enfim iniciar a construção da casa exige diversos planejamentos e cuidados. Um deles é na hora de comprar o material e depois de como armazená-lo no local da obra. Confira algumas dicas para evitar problemas, desperdícios e ainda economizar dinheiro.
Author
Publisher Name
CIV
Publisher Logo

Conteúdo relacionado

Publicado por: Erlan Cassiano