Como cortar grama: aprenda em 4 passos

Cortador de grama à combustão em operação

Pode dispensar o jardineiro! Aprenda como cortar grama seguindo só 4 passos.

Todo mundo adora um jardim com o gramado perfeito, mas mantê-lo assim nem sempre é tão simples. Como fonte de renda extra ou para a manutenção do seu próprio jardim, aprender a cortar grama é bem útil. Veja instruções básicas para você aprender aparar um gramado da maneira mais rápida possível.

Gramado verde aparado
#PraCegoVer: Gramado verde aparado

Como cortar grama em apenas 4 passos

1 – Segurança em primeiro lugar!

Nunca inicie o trabalho antes de se proteger com todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Antes de mais nada: o cortador de grama faz muito barulho. Tenha um protetor auricular para proteger os seus ouvidos do som, afinal, você o terá de ouvir até o fim do trabalho.

Fones de ouvido não protegem seus ouvidos. Ouvir música e cortar grama ao mesmo tempo pode ser prejudicial para sua audição.

Use calças e camisas compridas ou macacão (para se proteger de materiais que podem ser atirados pelo cortador) e óculos de proteção. Adicionalmente, chapéu e protetor solar são uma boa ideia.

Evite iniciar o trabalho quando estiver escurecendo. A falta de claridade dificultará a aparagem da grama e aumentará a probabilidade de acidentes causados por obstáculos que não foram vistos.

Não se esqueça do sapato fechado. Uma boa dica é usar botas ou botinas para cortar grama – as com travas são melhores. Além de proporcionar maior aderência (e evitar quedas), isso irá arejar o gramado enquanto você o apara. Use luvas e mantenha suas mãos longe das lâminas. Elas podem lhe machucar seriamente.

Atenção a janelas e vidros! Os mesmos materiais que podem ser projetados contra você podem danificar estes. Na maioria dos casos, a proteção destes com papelão, telas ou outro material resolve o problema.

Homem cortando grama com roçadeira usando equipamentos de proteção individual
#PraCegoVer: Homem cortando grama com roçadeira usando equipamentos de proteção individual

2 – Quando é necessário cortar a grama?

 

Com a trena, meça a grama: se ela estiver de 5 a 10 cm de altura, é hora de realizar o corte. Se a grama estiver molhada, espere-a secar. Se estiver “pisada”, use a vassoura ou o rastelo para “levantá-la” e facilitar o corte.

Verifique que em períodos de chuva e umidade a grama tende a crescer mais rápido. Não é impressão sua. Longos períodos de sol são favoráveis paraa ela se manter bonita e aparada por mais tempo.

Lembre-se que a grama é uma planta como qualquer outra. Ela se nutre do solo e depende de cuidados para se manter forte e bonita. Desta maneira, não exagere na frequência de corte e altura (muito baixa para durar aparada por mais tempo) ou ela deixará de receber os nutrientes importantes para que se desenvolva de forma saudável.

2 – Equipamento

Cortador de grama à combustão em operação
#PraCegoVer: Cortador de grama à combustão em operação

Não importa o equipamento que irá usar, desde que as lâminas estejam em bom estado. Caso não queira se preocupar com a manutenção do equipamento, considere fazer o aluguel do cortador de grama. Essa é a garantia de sempre ter o equipamento nas condições ideais!

No mercado, há opções de cortadores de grama a se perder de vista. Garanta que o equipamento que você usa está de acordo com a estrutura (tamanho do gramado) que você tem.

>> Aprenda como escolher a melhor roçadeira para você <<

Ajuste manualmente a altura do cortador de grama de acordo com a altura definida para a grama. Verifique se a lâmina do equipamento está afiada e limpa. As lâminas cegas tendem a “machucar” o gramado e a deixá-lo exposto a problemas, como as pragas. Ou, pior: você pode matar sua grama. Não deseja isso, não é?

É sempre bom consultar o manual do equipamento para usá-lo corretamente e de acordo os termos de garantia e segurança indicados pelo fabricante.

Sempre limpe todas as máquinas utilizadas antes de guardá-las. A umidade da grama pode causar oxidação das peças do cortador, fazendo que você tenha que levá-lo para manutenção com mais brevidade.

4 – O Corte

Antes de começar a cortar grama, use um rastelo ou vassoura para retirar eventuais galhos, pedras, metais e outros detritos que podem danificar o cortador de grama ou causar acidentes. Aproveite esse momento para retirar as ervas daninhas.

Por onde começar? Você se deparou com um quintal enorme e não sabe se segue uma linha reta, quadrados, zig-zag ou algo do tipo. Muito natural para uma primeira vez.

Então aqui vai uma dica que vai te ajudar bastante: a melhor forma de cortar grama e evitar falhas é em tiras. Linhas finas ajudam a prevenir um “buraco” que possa surgir de um corte desigual.

Inicie o corte, movimentando o cortador de grama com cuidado para não se machucar. Faça listras inteiras indo e voltando e assim vá seguindo por toda a extensão a ser aparada. Lembre-se de variar o sentido de corte de tempos em tempos. Isso ajuda a manter o gramado bonito e saudável.

Cortando grama em tirar finas com um cortador de grama
#pracegover: Cortando grama em tirar finas com um cortador de grama

Dica: Use o aparador para cortar a grama em cantos, beiradas de muro, contornos das plantas e caminhos de passagem. Tenha cuidado ao cortar grama em volta de árvores. As lâminas do cortador são muito afiadas e podem danificar bastante as bases das árvores (especialmente as mais novas).

 
Summary
Como cortar grama: aprenda em 4 passos
Article Name
Como cortar grama: aprenda em 4 passos
Description
Todo mundo adora um jardim com o gramado perfeito, mas mante-lo assim nem sempre é tão simples. Como fonte de renda extra ou para a manutenção do seu próprio jardim, aprender a cortar grama é bem útil. Com algumas tentativas é possível dominar a técnica de aparagem. Assim, vamos mostrar a seguir instruções básicas para você aprender aparar um gramado da maneira mais rápida possível.
Author
Publisher Name
CIV
Publisher Logo

Conteúdo relacionado

Publicado por: Erlan Cassiano